quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Praticar o amor próprio!


"De quando em quando

De quando em quando, é imprescindível que dialogues contigo mesmo
Que te contemples a sós, na face espelhada da consciência
Que te indagues o quanto aos teus propósitos na vida
Que efetue honesto balanço de tuas ações
Que não sustentes qualquer ilusão a teu respeito
Que não representes a ti mesmo
Que te desnudes no silêncio de suas reflexões
Que te vejas como não ousas mostrar-te aos outros
Que analises as tuas tendências e conheças as tuas inclinações
Que estejas com Deus, sem que ninguém esteja contigo."
(Irmão José/Carlos Baccelli)


Bom dia!
Hoje fazem exatamente 28 dias que o meu companheiro está internado! 28 dias LIMPO, só por hoje, Graças a Deus!

Durante muito tempo segui ao lado do meu companheiro de modo a viver quase que única e exclusivamente para ele e por ele. Ele, ele, ele e ele!! Hoje, mesmo pelo pouco que ainda sei, posso afirmar com toda certeza de que essas são características da minha tão traiçoeira codependencia. Sim, traiçoeira! Traiçoeira pois assim como a dependência química, a codependencia tenta ficar em primeiro lugar nos nossos pensamentos. A codependencia também muda o nosso humor, nosso comportamento, nosso estado de espírito, nos faz perder o amor próprio e além de tudo: a codependencia também nos faz ter recaídas!

A partir do momento que conhecemos a nossa doença e passamos a entendê-la, é necessário que também busquemos a nossa recuperação. É necessário que busquemos construir o hoje, ser feliz HOJE, pois o terreno do amanhã é muito incerto. 

Esquecer de si mesmo para viver em função de um outro alguém não é sadio apenas para a pessoa a quem se dedica, mas principalmente para nós mesmos. Por mais difícil que seja o fato de sermos impotentes perante a doença do nosso amado(a) dependente químico(a), é necessário que aceitemos isso para que possamos viver em paz, para que possamos ter dias de paz, afinal de contas somos também impotentes perante a nossa doença.

Por muitas vezes nós, codependentes, exercitamos em nós os sentimentos de culpa, autopiedade, medo e insegurança. Ficamos cegos diante da sede de querermos acabar com um problema que não está nas nossas mãos o seu fim e acabamos nos esquecendo de nós mesmos. Sendo assim, como vamos amar outra pessoa se não amamos a nós mesmos? Como vamos fazer feliz uma outra pessoa se não somos felizes? 

Temos que aprender a viver um dia de cada vez, como se aquele fosse o último. É bom, dá paz! Temos que aprender aos poucos a nos amarmos, a nos cuidarmos, a ver o quanto somos importantes! Precisamos aprender a dizer: "primeiro eu, segundo eu, terceiro eu". Por vezes achei que isso fosse egoísmo, agora percebo que o nome disso é: AMOR PRÓPRIO. VAMOS NOS CUIDAR, VAMOS NOS AMAR!!!!

Só por hoje estou feliz, calma e serena. Só por hoje trabalho para a minha recuperação. Só por hoje quero agradecer a Deus por tudo que sou e tudo que conquistei, mas, só por hoje!
Feliz 24 horas!!


4 comentários:

  1. Uau, minha querida, nem tenho o que comentar, você disse tudo! Essa é a única forma de sermos felizes ao lado de um DQ: olhando para nós mesmas e nos amando! Bjão no coração! Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida alguma!!
      Seu livro tem me ajudado muito, Polly!! Ele realmente foi feito para nós!! Rs
      Beijão, fica com Deus!!

      Excluir
  2. Olá Luiza, td bem?

    Li um pedaço do seu blog, ainda não consegui ler tudo, mas, nesse post posso perceber o quanto é importante para você, a sua recuperação.Que você possa buscar um dia de cada vez a sua felicidade plena e o mais importante é que essa felicidade seja encontrada em ti e não em outras pessoas.

    Um beijo, fica com Deus. Paz e serenidade SPH!

    ResponderExcluir
  3. Oiii, tudo bem sim e com você?
    Que legal que está acompanhando meu blog, fico tão feliz quando mais um(a) companheiro(a) de blog!!
    De fato minha recuperação é muito importante pra mim, assim como a recuperação dele é importante para ele. Viver um dia de cada vez é maravilhoso, dá muita paz!! Aprender a se amar então, nossa!! Rs!!
    Um beijo, fica com Deus!! Vou seguir o seu blog também!!
    Feliz 24 horas!!

    ResponderExcluir