terça-feira, 25 de setembro de 2012

Omissão jamais!!

Bom dia! Hoje fazem 32 dias (1 mês e 2 dias) que meu companheiro está internado e LIMPO, graças a Deus!

Bom, hoje quero "conversar" um pouco a respeito de um erro cometido por mim que tirou um pouco da minha paz essa noite e continua a me tirar um pouco essa manhã.

Como relatei em um post anterior, o meu companheiro havia levado esqueiros escondido para a clínica e eu sabia. Tentei pedir e orientar, mas como já era de se esperar: não adiantou. De toda maneira, sabendo desse ato de negligência dele, permaneci calada, omissa ao seu erro. 

Admito que não comentei com nenhum monitor e nem mesmo com a dona da clínica, mesmo tendo oportunidade para isso. Mas, antes de mais nada quero deixar claro que em momento nenhum agi com omissão no sentido de prejudicar o tratamento dele e nem mesmo como "comparsa" na sua atitude impulsiva de burlar as regras.

Desde o primeiro momento ele alegou estar levando os esqueiros pois às 22hrs eles tem que fumar o último cigarro e ir dormir e como ele sente vontade de fumar, levou para poder fumar escondido no quarto. 

Bom, ontem recebi a ligação de dona Lúcia (dona da clínica) relatando que Alemão havia entregue os esqueiros e inclusive disse que eu sabia. Ela estava muito brava e decepcionada, dentre algumas coisas que disse, uma frase me deixou profundamente arrependida e com sentimento de culpa: "Mais uma vez Alemão conseguiu te manipular! E ele disse que não entregou antes pois ficou com medo da punição, olhe Luiza ele não vai ter punição, se eu tivesse que dar alguma punição eu daria a você, você deveria ter nos dito. Nós iríamos abordá-lo de maneira com que ele mesmo confessasse, não iríamos de forma alguma citar o seu nome!".

Eu tive vontade de falar: "Dona Lúcia, eu sei que fui omissa, mas na minha cabeça ele tinha que ter consciência e ele mesmo se entregar, ele mesmo dizer que levou e admitir que estava errado. Minha intenção foi essa, entende?", mas resolvi me calar, pois apesar de explicar, não justificaria o meu erro. Fui omissa, por mais que minha intenção tenha sido boa, minha atitude foi ruim. 

Pedi desculpas e disse que isso não iria se repetir. Liguei para os monitores que tenho contato (Marcel e Sergi) e também pedi desculpa para eles, pois também escondi deles o que eu sabia.

No dicionário tem a seguinte definição:

Significado de Omissão:
s.f. Ato ou efeito de omitir.
Falta, lacuna.
Falta de ação no cumprimento do dever; inércia; desídia.

Mais uma vez aprendi uma lição: não devemos, de maneira nenhuma ser omissas perante o erro dos nossos companheiros. Por mais que tenhamos boas intenções e esperemos boas atitudes deles para com os seus próprios erros, nós temos que ajuda-los no sentido de agir sempre com a verdade e não com a omissão.

Graças a Deus ele se entregou, ele percebeu que estava agindo de maneira errônea e prontamente devolveu os esqueiros. Mas se isso não tivesse acontecido? Se algum outro interno pegasse e novamente colocasse fogo em algum colchão? E se algum interno pegasse e em um dia de visita aproveitasse para fumar uma pedra? "Fumar um back?", indiretamente a culpa e responsabilidade iam ser dele e um pouco minha também por ter sido omissa.

Fui desculpada pelos monitores, não sei se por dona Lúcia (ela ontem estava de fato ríspida), mas ainda que tenham todos eles me desculpado: EU não me desculpei. Ainda me sinto arrependida pelo que fiz, digo, pelo que deixei de fazer. 

Sei que somos humanos passivos a erros e sei também que com certeza não vou deixar que coisas desse tipo se repitam, mas ainda assim não consigo me desculpar. Não consigo me sentir leve, pois a culpa e o sentimento de fracasso tomam conta de mim.

Tenho aprendido muito, muito com os blog's e por isso fiz esse post, não só como desabafo, mas principalmente com intenção de alerta! Alerta para que fiquemos atentas a como vamos ajudar o nosso adicto, para que indiretamente não acabemos por prejudicá-los. Mas também não nos martirizemos: tudo é aprendizado. Nada acontece por acaso, talvez eu precisasse passar por essa situação para ficar mais atenta à minha forma de agir.

Só por hoje aprendi a nunca, sobre hipótese alguma ser omissa perante o erro de alguém. Só por hoje me deixei tomar pela tristeza e pelo sentimento de culpa.  Só por hoje vou combater esses sentimentos e mostrar que mais importante do que reconhecer que errou é construir para não persistir no erro. Só por hoje vou me desculpar e me cuidar, MAS SÓ POR HOJE!!

Feliz 24 horas!!

-

4 comentários:

  1. Ai querida, nem sei o que te dizer. Esse sentimento de culpa é terrível e nos consome demais.
    Vou te falar o que eu acho disso tudo: Vc não pode se responsabilizar por isso, pois, não faz parte da sua recuperação e como foi ele quem foi para lá, já conhecia as regras e era obrigação dele cumpri-las. Ele mandou mal quando quis esconder o isqueiro para fumar escondido, desobedecendo as regras impostas. Agora, essa senhora não tinha o direito de falar dessa maneira com você, porque assim como era obrigação dele prezar por sua recuperação é obrigação da clínica fazer vistoria em todos os pertences do interno e se o mesmo estiver portando algo não permitido lhe deve ser retirado na hora. Portanto, acalma o seu coração e fique em paz. Com o tempo vc vai aprendendo a lidar com isso, inclusive com as manipulações que eles tentam jogar para cima da gente.

    Beijos, fique em paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, mais do que minha responsabilidade e dele, eles tinham obrigação de estarem atentos né? Apesar, claro, dele ter escondido de fato MUITO BEM escondido.
      Hoje eu tenho mais controle sobre meus sentimentos e minhas ações, mas ainda assim por vezes me deixo levar pelos sentimentos de culpa e me deixo responsabilizar por tudo. Mas como eu disse antes: tudo é aprendizado!!
      Muito obrigada pelas palavras, me ajudaram muito, muito mesmo.
      Fica com Deus!! Feliz 24 horas!!

      Excluir
  2. Oi amiga.
    Os erros servem para nos ensinar, agora já foi.
    Não fique se culpando por isto.
    Fique em paz.
    Bjs

    ResponderExcluir