quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Julgar NÃO!!


Boa tarde! Hoje fazem 33 dias (1 mês e 3 dias) que meu noivo está internado e LIMPO, graças a Deus!




Acabo de chegar da ginecologista. Foi a segunda (e última) vez que me consultei com ela. Tive um pequeno problema, ela alegou estar relacionado ao estresse e me perguntou se eu fico muito nervosa. “Não, estou passando por um probleminha com meu companheiro que é dependente químico, acabei me estressando um pouco a pouco tempo atrás.” Respondi. Vale lembrar, claro, que em partes anteriores à essa da conversa, eu havia dito que “estava com problemas pessoais”, mas no desenrolar da conversa acabei falando qual o “problema”.

Ela perguntou minha idade, a idade do meu companheiro e quando respondi ela disse: “23 ANOS E JÁ ESTÁ NAS DROGAS? COMEÇOU COM QUE IDADE?”, já meio “cabreira” respondi: “Com 17!”. Não entendo o motivo, mas num súbito ato de LOUCURA ela começou a falar alto dentro da sua sala: “OLHA MENINA, VOCÊ É MUITO NOVA! NÃO FIQUE SE ESTRESSANDO COM ISSO. VÁ ESTUDAR, TRABALHAR, MALHAR!”, interrompi: “Sem dúvida, já estou me cuidando”, mas ela me atropelou: “VOCÊ É MUITO NOVA! 20 ANOS E JÁ COM UM PROBLEMA DESSES? EU COM 50 NÃO ESTARIA COM ELE! A NÃO SER QUE FOSSE O MEU FILHO. ACHO QUE PODE SER UMA BOA OPORTUNIDADE PARA VOCÊ SAIR FORA DESSE CARA. ELE MORA NUMA CIDADE QUE TEM MUITA, MUITA DROGA! E NÃO SEJA BURRINHA DE ENGRAVIDAR, HEIN? OS DEPENDENTES QUÍMICOS SE TORNAM PESSOAS INÚTEIS!”.

Dentre várias outras barbaridades que ela me disse, o que mais me deixou perplexa foi: “Dependentes químicos se tornam pessoas inúteis!”. Mas em momento algum esbocei qualquer tipo de reação. Me mantive serena e me dispus a ouvir tudo o que ela disse. Em determinado momento tive vontade de perguntar: “Porque você está gritando tanto? Por que essa mágoa? Você tem algum caso em sua família?”. Mas me mantive calada, apenas a escutava e sentia leve dor de cabeça devido ao alto tom da sua voz.

INÚTIL? Será que ela sabe o que significa inútil? Não, achei que EU não soubesse e fui prontamente buscar o significado:

Significado de Inútil:
adj. Que não serve para nada; infrutuoso.
Desnecessário.
Imprestável.
  
Então percebi que EU sabia sim o significado e por sinal, não me recordo de ter percebido em momento nenhum que o meu companheiro não servia para nada. Não me recordo também de ter lido em lugar nenhum que “dependentes químicos se tornam pessoas inúteis”.

Como o ser humano pode ser tão cruel? Como uma pessoa que tem o ensino superior, uma profissional da saúde, julga um ser humano (seja ele qual for) como inútil? Pior: COMO uma pessoa que não tem conhecimento nenhum a respeito de outra, pode julgá-la como inútil? E para alguém tão próxima a ela (eu)?

Hoje quando saí daquele consultório prometi a mim mesma que não voltaria lá. Não por que me senti ofendida, longe de mim, acreditem: isso não me atingiu!! Mas não volto lá por que JAMAIS julgaria uma pessoa sem conhece-la, sem saber os seus precedentes, aliás, mesmo que soubesse não julgaria. Não julgaria pelo simples fato de que não aceito, de maneira nenhuma ser julgada.

Na bíblia há a seguinte passagem:
"1 Não julgueis, para que não sejais julgados.
2 Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também.” (Mt 7:1-2)

É por isso pessoal, que sobre hipótese alguma julguei algum(a) companheiro(a) de blog que relatou preferir seguir em frente. Assim como não julgo também quem optou por estar ao lado do(a) companheiro(a) por um tempo, mas ao ver que ele(a) não tinha perspectivas de recuperação, optou por seguir em frente. E sabem o motivo? Simples: não aceito ser julgada pelo fato de ter decidido ficar. Não aceito ser julgada pelo fato de amar incondicionalmente um usuário de drogas que está em busca de recuperação!!

Sinto agora uma profunda indignação com a capacidade do ser humano que está de fora, apontar o dedo e dizer o que acha sem conhecimento algum para isso, ou pior, sem que sua opinião seja solicitada.

Pessoal, não julguemos (ainda que em pensamentos) quem nos rodeia. Cada ser humano é ímpar! Justamente por sermos diferentes que nos interessamos uns pelos outros. É por sermos diferentes que sentimos vontade de estarmos com alguém que “nos completa” enquanto homem ou mulher.

Antes de mais nada: não julgue uma pessoa pelos seus atos falhos!! Principalmente se você ou alguém próximo a você não estiverem livres de cometer os mesmos atos. Pense sempre muito bem antes de dizer algo para alguém, principalmente se for algo tão pessoal, pois ninguém tem autonomia nenhuma para dizer a inutilidade ou não de um ser humano.

Só por hoje estou serena e feliz pela minha recuperação e a do meu companheiro também. Só por hoje estou feliz por reconhecer que ninguém é perfeito para ninguém. Só por hoje não vou deixar que os julgamentos maldosos influenciem no que penso e no meu modo de agir. Só por hoje estou com saudades do meu amor e quero dizer-lhe o quanto o amo, o quanto ele é importante pra mim! Só por hoje me amo mais do que ontem! MAS SÓ POR HOJE!!!

Feliz 24 horas!

-

4 comentários:

  1. Sabe Luíza, é aquele negócio: Se conselho fosse bom, ninguém dava; vendia. Mas como sempre, as pessoas querem olhar para a NOSSA vida e colocar o ponto de vista delas. Infelizmente os DQ's ainda são vistos, pela maioria, como marginais que não devem ser tratados com dignidade. E quando as pessoas que estão de fora e não conhecem a realidade ouvem uma história dessas, acha que somos malucas por aceitar viver com alguém assim. Ou também tem aquelas que te julgam porque você em algum momento abandonou o barco. Te digo que não há certo ou errado. Ficar ou pular fora, pois cada um tem o seu limite. Mas, independente da nossa escolha, sempre tem uns para ficarem contra e tentar plantar a culpa em nossos corações.Não podemos aceitar isso porque só quem sabe o que é melhor para a NOSSA vida, somos nós mesmas. E vou te falar mais, para me resguardar de pessoas assim, resolvi me trancar. Não conto nada sobre a minha vida, sobre o meu marido e sobre a minha situação. Pouquíssimas pessoas sabem de tudo o que eu passo, porque quando a gente resolve se abrir para alguém que não vive a situação, corremos o sério risco de sermos julgadas, e nem sempre estamos preparadas para aceitar aquela opinião. Não estou dizendo para vc se fechar para o mundo, mas, abra o seu coração somente para quem de alguma forma, vc sabe que vai entender o que vc está passando.

    Beijos querida.

    Fique em paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem toda razão!! Quem está de fora tem muita facilidade para analizar e pra dar opiniões (ainda que não solicitadas)!
      Mas, é como você disse: "abra o seu coração somente para quem de alguma forma, vc sabe que vai entender o que vc está passando."
      Feliz 24 horas!! Beijão

      Excluir
  2. Boa tarde! Estou no seu blog pela primeira vez. Conheci através do blog da Poly "Amando um DQ"! E passo pela mesma situação de todas nós!
    Acho um absurdo também este pré-conceito das pessoas! Fico P da vida! porque é mto simples julgar sem conhecer, sem saber a verdadeira essência da pessoa que por um azar da vida caiu neste mundo horrível das drogas... mas vamos lutar entre nós sempre!
    Meu marido está limpo há 26 dias e só por hoje!
    Bjs e estarei sempre por aqui!
    Aline

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline, obrigada pela visita!!
    É verdade, ninguém está livre de passar por uma experiência com drogas e muito menos de se render a ela, é muito triste quando ouvimos/vemos alguém julgando um dependente químico. Mas, como você mesma disse: "vamos lutar entre nós sempre!".
    Parabéns pelo seu marido, a conquista por mais um dia é satisfatório não é?? É muito bom mesmo!!!
    Beijão Aline, volta mesmo, estamos juntas nessa caminhada!!
    Feliz 24 horas!!

    ResponderExcluir