segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

CORAGEM!!

Hoje fazem 101 dias (3 meses e 11 dias) que o meu companheiro está LIMPO, só por hoje, graças a Deus! 


Continuo extremamente irritada. Nossa, esse final de semana foi horrível pra mim. Saí completamente da minha serenidade, me transformei na Luiza doente e cheia de chantagens emocionais de quando meu companheiro se encontrava na adicção ativa.

Estou de TPM, o que explica, mas de maneira nenhuma justifica as minhas atitudes. Não justifica pois todos os dias peço a Deus SERENIDADE para aceitar o que não posso modificar, CORAGEM para modificar o que posso e SABEDORIA para reconhecer a diferença! E esse final de semana não tive serenidade, coragem tampouco sabedoria.

Fiquei (estou) decepcionada comigo mesma. Olha, o sentimento de ter voltado a estaca zero é realmente muito triste. Sempre soube que minha TPM "acabava" comigo, mas não imaginei que eu chegasse a esse extremo, sério, esse fds eu exagerei! 

Mas enfim, hoje vim para desabafar, para resgatar a Luiza que eu sou de verdade, a Luiza que eu quero continuar sendo! Vim aqui hoje para comprovar que não sou perfeita, NÃO SOU PERFEITA MESMO! Estou sujeita a erros e a recaídas também. A recaídas de comportamentos codependentes! Comportamentos esses que precisam ser cortados pois não são sadios para mim e para o meu relacionamento familiar, amoroso, social, enfim...

Tenho aprendido que estressar traz-me dois trabalhos: o de me estressar e o de me desestressar. Logo, não vale a pena! Não vale a pena pois: "A recuperação para quem ama demais é um trabalho espiritual exigente que requer a renúncia das nossas velhas e quase sempre custosas raivas possessivas e do nosso autoritarismo." (Meditações diárias para MULHERES QUE AMAM DEMAIS - Robin Norwood)

Uma das coisas mais difíceis na minha recuperação hoje é a renúncia das raivas possessivas, do autoritarismo e do meu orgulho. Eu não posso querer que o mundo gire ao meu redor, não posso querer que as coisas sejam sempre do jeito que eu quero só pelo fato de que EU acho que é o jeito correto.

Em recuperação eu aprendo que: "Nossas necessidades podem ser satisfeitas de várias formas se abandonarmos o egocentrismo, a autopiedade e a ideia de que somos capazes de extrair tudo o que temos de bom de uma determinada fonte como, por exemplo, um homem." (Meditações diárias para MULHERES QUE AMAM DEMAIS - Robin Norwood)

Então não adianta somente saber, entender e compreender a recuperação, é preciso VIVER, POR EM PRÁTICA no nosso dia-à-dia a recuperação, pois se não a colocarmos em prática vamos continuar doentes só que melhor disfarçadas, pois vamos conseguir nos sair bem em determinadas situações, vamos nos sentir vitoriosas em outras, mas vamos continuar doentes, com pensamentos e atitudes doentes se DE FATO não vivermos a recuperação.

No PASSO CINCO do Nar-Anon temos que: "Admitimos para Deus, para nós mesmos e para um outro ser humano, a natureza exata de nossos defeitos."
E no PASSO SEIS temos que: "Ficamos inteiramente prontos para que Deus removesse todos esses defeitos de caráter".

Admitir a natureza exata de nossos defeitos pode ser difícil, só que MAIS difícil ainda é deixar que Deus os remova, não é verdade? É difícil pelo fato de que Deus não remove sozinho. Deus nos auxilia, Ele nos ajuda a remover e para NÓS sim é difícil removê-los. É difícil pois é preciso ter CORAGEM para modificar aquilo que podemos, então, tenhamos coragem! Já que pedimos sempre em nossas orações, busquemos essa coragem em nós mesmos! CORAGEM LUIZA, CORAGEM PESSOAL, CORAGEM!!

Só por hoje peço a Deus que me ilume, me proteja, tire de mim os maus pensamentos, os sonhos ruins e os sentimentos ruins. Só por hoje peço a Deus que esteja a meu lado, me abraçando e sussurrando ao meu ouvido:"VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHA, VAI PASSAR, CONFIE EM MIM!". Só por hoje espero que meu companheiro e todas as pessoas que prejudiquei durante esse final de semana de estresse me perdoem pois as amo, de coração. Só por hoje quero que o dia termine logo, que termine bem, mas que termine logo. MAS SÓ POR HOJE!

O que eu desejo para mim, desejo para todos: BONS MOMENTOS, MOMENTOS DE PAZ!

Feliz e serenas 24 horas!!

-

8 comentários:

  1. Oi amiga,
    Olha só vou te falar uma coisa que a minha terapeuta disse: Quando nós temos uma recaída codependente, por mais que pareça, nós nunca voltamos para a estaca zero, pois, somente o fato de você admitir que extrapolou, já é um sinal de que você enxerga o que precisa ser mudado e aí é só usar essa força para si mesma, para se moldar.
    Querida, nós como boas codependentes, temos a mania de sermos perfeitas sempre... Mas, isso não existe, não mesmo, somos humanos com defeitos, imperfeitos...Amiga, eu também já sei que o caminho é esse, mas, é um passo muito grande e difícil, também tenho muitas dificuldades, mas, sei que um dia chego lá...nós chegaremos. O mais importante é que estamos no caminho.
    Boas 24 horas!
    TMJ Sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal saber que não voltei a estaca zero, pois é essa a sensação que tive. Preciso, de fato, usar força pra me moldar.
      Um dia nós chegaremos, com certeza!! O importante é não perdermos o foco!!
      Beijooo!!

      Excluir
  2. Isso aí. Só por hoje funciona!!!!!!!!!!!
    Boa semana pra vc amiga.
    Tamujuntas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa , esse livro parece ser muito bom ! Sera que tem o pdf dele na internet ? não encontro ..
    Beeijos , muita serenidade pra você .. tamo juntas !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei a respeito da disponibilidade em pdf, mas se puder adquiri-lo, faça isso, ele é realmente muito bom!!!
      Tamujuntu!!
      Beijaoo

      Excluir
  4. Continue em RECUPERAÇÃO, minha companheira!
    Continue em RECUPERAÇÃO!!!
    Essa tal RECUPERAÇÃO é mesmo muito mais além de não usar (para os adictos) e de não recair comportamentalmente (para os codependentes)... RECUPERAÇÃO é uma verdadeira mudança de vida, adquira pela prática dos sugeridos DOZE PASSOS.
    Eu até fiz essa minha última postagem falando exatamente sobre isso.
    Então, continue em RECUPERAÇÃO...
    ....E o mais lhe será revelado!
    Bons momentos pra ti, minha querida.
    Abraços e TAMUJUNTU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RECUPERAÇÃO!!!!!
      Obrigada pela visita, amigo! E pelas palavras também, com certeza fizeram diferença!!
      Abraço, tamujuntu!!

      Excluir