sexta-feira, 5 de julho de 2013

PRIMEIRO PASSO



Bom dia a todos, como vão? Graças a Deus segue tudo bem por aqui. Hoje o sol resolveu aparecer um pouquinho e a chuva deu uma trégua, o céu está lindíssimo!!

Bom, hoje quero comentar um pouco sobre o Primeiro Passo do NAR-ANON:

1. Admitimos que éramos impotentes perante o adicto - que nossas vidas tinham se tornado incontroláveis.

Impotência, no dicionário é definida como: "falta de poder, de força. Qualidade de impotente. Impossibilidade física ou moral." (Fonte)

Admitir que sou IM-PO-TEN-TE perante o meu adicto é um exercício diário. Por vezes ainda me sinto com parte (ou total) "controle sob ele". Na verdade, durante muito tempo  deixei de cumprir com minhas obrigações e de cuidar da minha vida para "cuidar" do meu adicto. Acabava que não conseguia cuidar nem dele e nem de mim mesma. Perdi o controle sob a minha vida.

Incontáveis foram as vezes em que deixei de ir à faculdade, deixei de fazer provas, deixei de trabalhar e deixei até de ir visitar familiares na ilusão de que: "se eu ficar com ele, ele não vai usar!". Nossa, quantas vezes esse pensamento me convenceu a ficar. Quantas vezes esse pensamento me fez prisioneira de mim mesma.

O mais importante do primeiro passo é que a partir do momento em que você aceita a sua impotência e aceita que havia perdido o controle sob sua própria vida, você consegue então viver. Você consegue realizar as suas obrigações consciente de que aconteça o que acontecer, nada que você faça vai poder modificar alguma atitude do adicto.

A aceitação do Primeiro Passo é como um alívio para nós (codependentes). Sim, pois podemos perceber que não somos responsáveis (como achávamos que éramos) por tudo de bom ou de ruim que acontece ao nosso adicto e percebemos também que a natureza das nossas falhas vem da "super proteção", do querer proteger.

Esquecemos por vezes que muitas vezes aquilo a que mais resistimos é o que mais persiste. Logo, não há o que eu faça que vá fazer com que o meu adicto mude de ideia. Se ele quiser usar, ele vai usar independentemente do que eu faça: chore, ameace ir embora, fuja, xingue. Nada, infelizmente nada do que eu faça vai mudar a situação. 

Assim sendo, aceitemos e pratiquemos o PRIMEIRO PASSO, queridos(as). Vai ser mais fácil conviver com o adicto (principalmente se ele estiver na ativa) sabendo que somos impotentes perante ele.

Só por hoje vou procurar praticar o PRIMEIRO PASSO. Lembrando sempre de que eu só posso cuidar de mim mesma e das minhas atitudes e deixar as pessoas livres para que possam cuidar das suas vidas e responder por suas escolhas.

Bons momentos.

-

3 comentários:

  1. Ola, minha companheira!
    Bom te ver por aqui novamente...principalmente compartilhando experiências como estas que são os doze passos.
    Continue sempre voltando aqui, pois suas postagens ajuda muita gente, inclusive a mim.
    Abração, bons momentos e TAMUJUNTU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiii, boa noite!! É muito bom estar de volta!!
      Obrigada pela visita!!!
      Beijo

      Excluir
    2. Oi, amiga!
      Tudo bem?
      Então....estive, sim, aí na Bahia.
      Minha irmã, meu irmão e minha mãe estão na praia do forte... Quer dizer, meu irmão está internado em Candeias. Depois fui pra Salvador.
      Vc está em que cidade?
      Estou indo aí novamente muito em breve.
      Passe-me seus contatos via email, por favor.
      junior_sousa_411@hotmail.com
      Valeu por aparecer por aqui....continue voltando.
      Abração e bons momentos.
      TAMUJUNTU.

      Excluir