domingo, 23 de dezembro de 2012

"O ano termina e nasce outra vez..."

 

23 de DEZEMBRO de 2012: véspera de NATAL. Meu companheiro está a 121 dias (4 meses e um dia) limpo e em recuperação, só por hoje! Hoje ele viajou para a cidade onde moramos para passar o Natal com a família dele.
Bom, não posso negar o aperto no coração. Não só pelo fato de me preocupar, mas pelo fato da saudade né? Pois desde o momento que o deixei na rodoviária, já senti saudades, incrível. Risos!
Como boa codependente (em recuperação) que sou, tratei de tirar os pensamentos ruins da minha mente e preenche-la com pensamentos positivos e de esperança. Tivemos uma conversa antes que ele fosse e eu espero que dê tudo certo. Vai dar, com fé em Deus.
“Então, é NATAL! E o que você fez? O ano termina e nasce outra vez...” AMO NATAL!!! O clima é maravilhoso: família reunida rindo, trocando abraços, carinhos e sem contar no Papai Noel, que é sempre super legal né? Risos!
Logo depois do Natal vem o ANO NOVO!! Mas para que o ano seja realmente NOVO, nós temos que buscar essa renovação:  nova vida, novas perspectivas, novos sonhos e novas realizações! Nós podemos!
Fazendo um balanço geral do ano que termina, digo seguramente que apesar dos pesares, fui FELIZ. Sim, F-E-L-I-Z: fiquei noiva do homem que amo, venci dois semestres na faculdade, consegui trabalho, ESBANJEI saúde e pude “conhecer” (mesmo que não fisicamente) vocês. Obrigada pelo carinho e pela amizade, vocês com certeza fazem a diferença em minha vida!
Quanto aos poréns, deixo que fiquem nesse ano que termina, afinal já passaram e já foram resolvidos, logo, não merecem nem mesmo uma linha no meu blog, pois graças a Deus as realizações se sobressaíram.
Desejo a vocês companheiros(as), que foram tão importantes em minha vida nesse ano, um FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO, cheio de realizações! Sigo e seguirei em oração por todos. Sintam-se abraçados e beijados por mim!
O que eu desejo pra mim, desejo para todos: bons momentos e serenas 24 horas, só por hoje!
 
-

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

1ª reunião no Nar-Anon!

 
Bom dia, hoje fazem 118 dias (3 meses e 28 dias) que meu companheiro está limpo, só por hoje!
  
Ontem fui a minha primeira reunião de Nar-Anon e  infelizmente não foi o que eu esperava. Não que eu tivesse criado expectativas, isso não, mas pelo que vocês partilham no blog a respeito das reuniões e pelo que acompanho pelo site oficial do grupo, a reunião deixou a desejar.
No grupo daqui eles não tem tesoureiro, coordenador e etc.. Eles não seguem o que é sugerido pela programação, além de não respeitarem o momento da partilha individual:  no momento em que eu partilhava, algumas outras pessoas embalavam por cima do que eu dizia, sem respeitar o meu uso da palavra, entende?
O programa é bem simples e com um pouco mais de organização, tudo sai bem, pois o programa está lá, tem uma dinâmica a ser seguida, é só seguir, não tem o que inventar!
 
Logo no final da reunião, o senhor que estava coordenando me pediu desculpas, disse que não era ele quem coordenava, que ele só pegou a chave enquanto a real responsável por abrir e fechar a sala havia viajado e disse que voltaria em um mês, mas já fazem dois que ela foi. Disse-me ainda que se sentia entristecido pelo fato do grupo estar tão “abandonado” e desorganizados.  Fiquei tão sentida...
 
Mas enfim, frustrações a parte, foi interessante! Mesmo não tendo sido o que eu esperava, foi legal poder falar e também poder ouvir. Ao vivo e a cores é muitíssimo interessante! Risos! Isso sem contar, claro, que eu consegui o e-mail da coordenadora da área do Nar-Anon!!! Hoje mesmo já mandei um e-mail para ela para saber o que preciso para abrir um grupo em minha cidade, Deus queira que dê certo. (Ele há de querer!!)
 
Eu e meu noivo estamos em minha cidade, ele volta pra cidade onde moramos no domingo, dia 23, para passar o NATAL com a sua família. Estou me preparando psicologicamente para isso!! Risos! Calma, não sofrerei por antecedência. Não mais!!
 
SÓ POR HOJE!!!
 
O que eu desejo pra mim, desejo pra todos: BONS MOMENTOS!!
 
-
 
 

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Dia ruim!!



 
Hoje está sendo um péssimo dia.
Não tem sido fácil aceitar algumas coisas que vem acontecendo e eu sinceramente não sei o que fazer. Já pensei em desistir, pois não estou conseguindo ter Serenidade e tenho sentido que o Alemão tem feito pouca questão de coisas importantes.
 
Pra mim, algumas atitudes do meu companheiro demonstram que ele está querendo colocar a recuperação dele em prova e sinceramente, estou preocupada. Hoje, mais uma vez, saí C O M P L E T A M E N T E da minha serenidade. Sinceramente, tô sem palavras...
 
Aconteceram tantas coisas, eu disse tantas outras coisas, fiz algumas outras que alguém em recuperação não deveria ter feito. Minha mãe se envolveu (pois o Alemão ligou pra ela pra contar) e olha, iiiiiiiixiiiiii!!!!!
 
Tenho que procurar ajuda. Psicóloga, terapeuta, seja o que for e procurar mais tempo para ler os blog's das companheiras, já que onde eu mora não há grupos de apoio a família.
 
Estou muito arrependida de algumas coisas que disse, mas continuo com uma pulga atrás da orelha e infelizmente não há nada que vá me fazer tirar. 
 
Já fiz uma "pré-lista" dos meus limites, limites esses que NÃO vou, sob hipótese alguma, ultrapassar. Natal ta chegando, e foi no Natal do ano passado que tudo começou a desmoronar. Por mais que ele esteja diferente e a busca por recuperação tenha crescido, não me sinto 100% segura.
 
Enfim, quando eu estiver melhor humorada explico melhor. Hoje eu só quero que o dia acabe logo...



 E não importa o quanto você chorou, ou quanto seu dia foi ruim. O quanto você se decepcionou e quantas pessoas te deixaram pra trás. Não importa se você errou, o que importa é que você aprendeu. E o que importa é que o sol sempre nasce no dia seguinte, te dando a oportunidade de ser feliz e deixar todas as tristezas pra trás.(Autor desconhecido)



" -Tudo tem seu apogeu e seu declínio...
É natural que seja assim, todavia, quando tudo parece convergir para o que supomos o nada, eis que a vida ressurge, triunfante e bela!
Novas folhas, novas flores, na infinita benção do recomeço! "
(Chico Xavier)



“Nunca deixe que um dia ruim seja suficiente para te convencer a desistir.”

                                                     (SMASH) 
 
SÓ POR HOJE!!!


sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

"Nar-Anon em foco", literalmente!!

Bom dia!! 105 dias (3 meses e 15 dias) que o meu companheiro está LIMPO, só por hoje, graças a Deus! 

Por aqui segue tudo nos conformes e o stress está menor, graças a Deus! Os dias tem seguido tranquilamente: alguns poréns aqui, outros ali, mas nada que nos faça perder a serenidade, só por hoje!

O Alemão tem coordenado algumas reuniões do Na e está super feliz!  Disse que vai se oferecer para fazer o serviço também (abrir e fechar a sala). Fico feliz por ele, acho legal que ele queira não só frequentar mas sim fazer parte de maneira direta do grupo.

Bom, já havia comentado com vocês aqui do blog algumas outras vezes sobre o meu interesse em abrir um grupo Nar-Anon na cidade onde eu moro, pois infelizmente não há nenhum. Comentei também que já havia enviado diversos e-mails e não obtive resposta.

Hoje enviei um novo e-mail, logo após o envio recebi a seguinte mensagem na página:



"Agradecemos seu email.
Em breve entraremos em contato com você.
Paz e Serenidade."

Desde já, aguardo ansiosamente o contato, mas se por ventura esse contato não aconteça, tenho um "plano B"!! Risos!

Uma das companheiras de NA do Alemão me passou o telefone de uma das integrantes do Nar-Anon da minha cidade natal, onde estarei indo semana que vem para passar o NATAL. Isso quer dizer que: pela primeira vez irei a uma reunião de Nar-Anon!!!! Imaginem como estou? Ansiedade é o mínimo que sinto nesse momento! Risos!

Mas não é só isso: vou aproveitar a oportunidade para conversar com o pessoal do grupo para que eles possam me dar diretrizes de como abrir o grupo de Nar-Anon aqui e etc.. Estou esperançosa de que vai dar tudo certo, só por hoje!!

Nar-Anon em foco L-I-T-E-R-A-L-M-E-N-T-E!!! O que eu puder fazer para que o grupo seja aberto, farei! Tenho certeza de que entrar em recuperação com a ajuda de outras pessoas é muito melhor!!
Torçam por mim, pessoalllll!!!!!!!!!

Bons momentos e feliz e serenas 24 horas!!

SÓ POR HOJE!!

-
 

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

CORAGEM!!

Hoje fazem 101 dias (3 meses e 11 dias) que o meu companheiro está LIMPO, só por hoje, graças a Deus! 


Continuo extremamente irritada. Nossa, esse final de semana foi horrível pra mim. Saí completamente da minha serenidade, me transformei na Luiza doente e cheia de chantagens emocionais de quando meu companheiro se encontrava na adicção ativa.

Estou de TPM, o que explica, mas de maneira nenhuma justifica as minhas atitudes. Não justifica pois todos os dias peço a Deus SERENIDADE para aceitar o que não posso modificar, CORAGEM para modificar o que posso e SABEDORIA para reconhecer a diferença! E esse final de semana não tive serenidade, coragem tampouco sabedoria.

Fiquei (estou) decepcionada comigo mesma. Olha, o sentimento de ter voltado a estaca zero é realmente muito triste. Sempre soube que minha TPM "acabava" comigo, mas não imaginei que eu chegasse a esse extremo, sério, esse fds eu exagerei! 

Mas enfim, hoje vim para desabafar, para resgatar a Luiza que eu sou de verdade, a Luiza que eu quero continuar sendo! Vim aqui hoje para comprovar que não sou perfeita, NÃO SOU PERFEITA MESMO! Estou sujeita a erros e a recaídas também. A recaídas de comportamentos codependentes! Comportamentos esses que precisam ser cortados pois não são sadios para mim e para o meu relacionamento familiar, amoroso, social, enfim...

Tenho aprendido que estressar traz-me dois trabalhos: o de me estressar e o de me desestressar. Logo, não vale a pena! Não vale a pena pois: "A recuperação para quem ama demais é um trabalho espiritual exigente que requer a renúncia das nossas velhas e quase sempre custosas raivas possessivas e do nosso autoritarismo." (Meditações diárias para MULHERES QUE AMAM DEMAIS - Robin Norwood)

Uma das coisas mais difíceis na minha recuperação hoje é a renúncia das raivas possessivas, do autoritarismo e do meu orgulho. Eu não posso querer que o mundo gire ao meu redor, não posso querer que as coisas sejam sempre do jeito que eu quero só pelo fato de que EU acho que é o jeito correto.

Em recuperação eu aprendo que: "Nossas necessidades podem ser satisfeitas de várias formas se abandonarmos o egocentrismo, a autopiedade e a ideia de que somos capazes de extrair tudo o que temos de bom de uma determinada fonte como, por exemplo, um homem." (Meditações diárias para MULHERES QUE AMAM DEMAIS - Robin Norwood)

Então não adianta somente saber, entender e compreender a recuperação, é preciso VIVER, POR EM PRÁTICA no nosso dia-à-dia a recuperação, pois se não a colocarmos em prática vamos continuar doentes só que melhor disfarçadas, pois vamos conseguir nos sair bem em determinadas situações, vamos nos sentir vitoriosas em outras, mas vamos continuar doentes, com pensamentos e atitudes doentes se DE FATO não vivermos a recuperação.

No PASSO CINCO do Nar-Anon temos que: "Admitimos para Deus, para nós mesmos e para um outro ser humano, a natureza exata de nossos defeitos."
E no PASSO SEIS temos que: "Ficamos inteiramente prontos para que Deus removesse todos esses defeitos de caráter".

Admitir a natureza exata de nossos defeitos pode ser difícil, só que MAIS difícil ainda é deixar que Deus os remova, não é verdade? É difícil pelo fato de que Deus não remove sozinho. Deus nos auxilia, Ele nos ajuda a remover e para NÓS sim é difícil removê-los. É difícil pois é preciso ter CORAGEM para modificar aquilo que podemos, então, tenhamos coragem! Já que pedimos sempre em nossas orações, busquemos essa coragem em nós mesmos! CORAGEM LUIZA, CORAGEM PESSOAL, CORAGEM!!

Só por hoje peço a Deus que me ilume, me proteja, tire de mim os maus pensamentos, os sonhos ruins e os sentimentos ruins. Só por hoje peço a Deus que esteja a meu lado, me abraçando e sussurrando ao meu ouvido:"VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHA, VAI PASSAR, CONFIE EM MIM!". Só por hoje espero que meu companheiro e todas as pessoas que prejudiquei durante esse final de semana de estresse me perdoem pois as amo, de coração. Só por hoje quero que o dia termine logo, que termine bem, mas que termine logo. MAS SÓ POR HOJE!

O que eu desejo para mim, desejo para todos: BONS MOMENTOS, MOMENTOS DE PAZ!

Feliz e serenas 24 horas!!

-

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Aceitação!



Hoje fazem 95 dias (3 meses e 5 dias) que o meu companheiro está LIMPO, graças a Deus! Só por hoje!

Estou em falta com o blog devido à correria da semana de provas, mas prometo postar sempre que tiver um tempinho.

Por aqui segue tudo como Deus quer. Tenho andado muito irritada e estressada devido à semana de provas e tenho passado isso pro meu companheiro. Ele ontem soltou: “Parece que você quer testar minha serenidade, quer testar se estou mesmo em recuperação!”.

 Depois disso, juro que tenho feito o máximo para não passar minha irritabilidade para ele, afinal ele não tem culpa de nada.

Enfim, hoje vim para falar um pouco sobre ACEITAÇÃO:



“Quando uma mulher que ama demais desiste da cruzada de mudar o homem da sua vida, ele, então, fica à mercê das consequências de seu próprio comportamento. Uma vez que ela não está mais frustrada ou infeliz, mas, ao contrário, está se tornando mais e mais entusiasmada pela vida, o contraste com a existência problemática desse homem se intensifica. Não importa o que ele, então, decida fazer, mas, ao aceitar o homem da sua vida exatamente como ele é, a mulher se liberta, de uma forma ou de outra, para viver sua própria vida feliz para sempre.”
(Meditações diárias para MULHERES QUE AMAM DEMAIS – Robin Norwood)

Estou lendo o livro e dentre muitas outras passagens essa foi uma das que mais me chamou a atenção. Durante todos esses dias temos discutido bastante (eu e o Alemão) sobre a importância de não tentar mudar o outro, mas sim a si mesmo.

É importante que antes de querermos que o mundo mude, nós comecemos a mudar, é importante que nós sejamos a mudança que nós queremos ver no mundo.

Então pessoal, ACEITAÇÃO é a palavra. A partir do momento que eu aceito o meu companheiro da maneira como ele é e deixo com que ele viva do modo como julgar correto, ele começa a arcar com as consequências do caminho que escolheu e assim podemos viver nossas vidas sem o “peso” da culpa, sem acreditar que a responsabilidade da vida do nosso amado é nossa.

 Que o post de hoje sirva de informação e que vocês possam ter absorvido a mensagem que eu quis passar. Vamos trabalhar também a aceitação, pessoal! “Vamos brincar de vida: cada um cuida da sua!” E ai então poderemos ser felizes! Fica a dica!!

 Só por hoje vou guardar meus anseios, meus medos e minhas irritabilidades só para mim, sem deixar que isso afete o meu companheiro e o nosso relacionamento, MAS SÓ POR HOJE!

O que eu desejo pra mim, desejo para todos: bons momentos!

Feliz 24 horas!

-

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Não sejamos mais ou menos...



Hoje fazem 91 dias (3 meses e 1 dia) que o meu companheiro está LIMPO, graças a Deus! Só por hoje!


Hoje venho aqui para falar um pouco sobre a importância de nunca, nunca mesmo nos tornamos pessoas mais ou menos.

Mas como assim: "pessoas mais ou menos"? Bom, para que possamos ter um melhor entendimento, peço que leiam o texto que segue:

 "A gente pode morar numa casa mais ou menos, numa rua mais ou menos, numa cidade mais ou menos, e até ter um governo mais ou menos.
A gente pode dormir numa cama mais ou menos, comer um feijão mais ou menos, ter um transporte mais ou menos, e até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro.
A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos, TUDO BEM!
O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum, é amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais ou menos, namorar mais ou menos, ter fé mais ou menos, e acreditar mais ou menos.
Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos."
(Chico Xavier)

Qual a importância de não nos tornamos uma pessoa mais ou menos, então? A importância está no fato de que quando nos tornamos pessoas mais ou menos, consequentemente nos tornamos pessoas acomodadas. E acomodado, segundo o dicionário, é: "quieto, satisfeito, sem grandes ambições, em estado de letargia, desmotivado. Pessoa acomodada: aquela que está satisfeita com sua condição atual". 


É muito importante que estejamos felizes e que sempre nos sintamos motivados, mas é bom que sempre estejamos querendo estar mais felizes e mais motivados. Mais importante ainda é buscarmos essa felicidade e essa motivação em nós mesmos, visto que nós somos autores da nossa felicidade.

Se nos tornarmos pessoas mais ou menos, vamos aceitar tudo que nos é proposto sem questionamentos, vamos viver como marionetes, a mercê do que nos é proposto e isso se torna algo nada sadio para nós como pessoas e principalmente para nós, codependentes.

Então pessoal, vamos buscar ser felizes e busquemos também sermos "pessoas mais" e nunca "pessoas mais ou menos". A nossa felicidade somos nós que fazemos, então que façamos!!


"Quando somos abandonados pelo mundo, a solidão é superável; quando somos abandonados por nós mesmos, a solidão é quase incurável."
(Augusto Cury)

Não nos abandonemos, jamais!!

O que eu desejo pra mim, desejo para todos: bons momentos!
Feliz 24 horas!!

-